Andermatt do Brasil

Bioinseticidas

Os baculovírus são o grupo mais estudado e mais comum dentre os grupos de vírus patogênicos a insetos. Estes vírus são os que possuem maior potencial para serem usados como agentes de controle biológico de insetos, especialmente lepidópteros.

Os baculovírus pertencem à família Baculoviridae. Esta família é composta de vírus com uma fita dupla circular de DNA, que infectam um grande número de artrópodes e contêm os gêneros nucleopoliedrovírus (NPV) e granulovírus (GV). Estes se diferem pela morfologia do corpo de oclusão. Os nucleopoliedrovírus (NPV) possuem corpos de oclusão poliédrica, contendo múltiplas partículas virais, enquanto os granulovírus (GV) contêm, em geral, partículas únicas, ocluídas em corpos protéicos de forma ovóide.

Vantagens na utilização de baculovirus:

Altamente efetivo

Altamente especifico

Livre de resíduos

Seguro para organismos não-alvo, tais como insetos benéficos ou vertebrados

Boa estabilidade de armazenamento

Compatibilidade com a maioria dos produtos

Adequado para a produção convencional e orgânica, com foco no manejo de resistência e controle integrado de pragas.

Modo de Ação dos baculovírus

Os baculovírus devem ser ingeridos pelo inseto. Uma vez ingerido, as cápsulas de proteínas de baculovírus se dissolvem e libertam vírions no intestino médio do hospedeiro, que infectam as células do intestino. Estas células infectadas passam a multiplicar os vírions, que são liberados e infectam novas células. Devido ao elevado número de células infectadas, alguns dias depois, as larvas morrem, e o vírus é liberado novamente no ambiente.

modo-de-acao

Produtos Recomendados

Verpavex

Loopex

Madex Twin